Quer construir ou reformar?

Publicado em: Dicas Criado em: 2014-12-10 Acessos: 716
Por onde começar e quem contratar? O engenheiro ou o arquiteto?

O primeiro passo para se concretizar o sonho de construir ou reformar uma edificação residencial ou comercial é contratar um arquiteto para elaborar o projeto arquitetônico.

A partir dos desejos e necessidades do cliente, condições do terreno, legislação local, conceitos de funcionalidade, setorização, iluminação, ventilação, estética e conceitos de sustentabilidade e acessibilidade o arquiteto vai elaborar um projeto especialmente para aquele cliente.

O arquiteto encaminha este projeto para ser aprovado pela prefeitura local e aí então. A etapa seguinte é contratar um engenheiro, que a partir do projeto arquitetônico vai elaborar os projetos complementares que são:

• Projeto estrutural – engenheiro civil: A partir das condições do terreno define os elementos de fundação, estrutura e de fechamento, que garantirão a estabilidade física da edificação

• Projeto elétrico/telefônico/ - engenheiro civil ou engenheiro eletricista: Desenvolve os projetos e os aprova junto aos órgãos competentes.

• Projeto hidrosanitário – engenheiro civil: Desenvolve os projetos e os aprova junto aos órgãos competentes.

• Projeto de detalhamento de obra - arquiteto: Desenvolve o projeto que define toda a parte executiva da obra.

Obs.: os projetos complementares também podem ser elaborados por arquitetos e algumas obras mais complexas precisam de outros projetos alem dos acima citados, SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas) PCI (Sistema de Proteção Contra Incêndio) e outros

Com todos os projetos prontos o cliente pode então dar início a obra que poderá ser acompanhado por um engenheiro civil ou um arquiteto.

Tags: