Quando devo pintar minha casa ?

Publicado em: Dicas Criado em: 2014-11-13 Acessos: 726

A principal finalidade da pintura é proteger a superfície pintada.

A principal finalidade da pintura é proteger a superfície pintada. O embelezamento da peça ou a decoração do ambiente está em segundo lugar.

Quando expostos, a madeira resseca e começa a rachar, o metal ou o ferro começa a oxidar, enferrujando, e superfícies de alvenaria ficam mais vulneráveis ao desgaste por intempéries, pela umidade e pela ação mecânica. Assim, a pintura retarda o envelhecimento dos materiais.
Já a necessidade de repintura varia de acordo com alguns fatores, como umidade, poluição, presença de crianças na casa, ou mesmo a intenção de renovar ou decorar o ambiente. O indicado pelos especialistas, para uma boa manutenção das paredes, é a repintura em até 3 anos, para ambientes internos, e 5 anos para ambientes externos.

Ordem correta para pintar um ambiente:
Pintar um ambiente na ordem correta economizará tempo e dinheiro. Comece pelo teto, depois vá para as paredes, portas, janelas e, finalmente, pinte o rodapé. Se o acabamento final for feito com papel de parede, toda a pintura deve ser terminada primeiro.

O rolo ideal para cada tipo de pintura:
Os rolos são ideais para áreas grandes como paredes ou tetos. A escolha apropriada depende do tipo de tinta que você planeja usar. O rolo de lã pêlo baixo (sintética ou de carneiro) é indicado para tintas PVA e acrílica. Já o rolo de espuma deve ser usado para aplicar esmaltes, tinta óleo e vernizes. Enquanto o rolo de espuma rígida ou borracha é recomendado para dar efeito em texturas.

Que tipo de pincel usar?
Os pincéis de cerdas escuras são indicados para aplicação de tintas à base de solvente, como os esmaltes, tintas óleo e vernizes. Os de cerdas grisalhas são usados na aplicação de tintas à base de água, como as PVA e acrílica.

Como calcular a quantidade de tinta para pintar um ambiente?
"Uma lata de 18L pinta, em média, 200m² por demão. Já o galão de 3,6L pinta, em média, 45m² por demão", responde Gerson Rúbio Martins, supervisor de atendimento ao cliente das Tintas Coral.

Para evitar bolhas:
Áreas sujeitas ao contato com água, pintura sobre superfície com presença de pó e ainda repintura sobre tinta muito antiga ou de má qualidade podem provocar bolhas.

Tags: